Newsletter
Notícias
EDUCAR UMA CRIANÇA

por Marise Alencar

 

Muitos são os aspectos que devem ser levados em conta para educar uma criança. Para estes pequenos seres, que chegam ao mundo, estão reservadas muitas experiências. Como pais, esperamos que vivam com saúde e que tudo ocorra da melhor forma possível.

Mas o que muitos que têm a seu cargo a condução da vida dos menores não se advertem é que há muito que plantar nesses canteiros tão virgens. Canteiros que necessitam ser preservados de tudo quanto for nocivo, para que ali nasçam muitas sementes de bem.

É preciso que tenham, nos primeiros anos, o amparo e o afeto puro daqueles que o acolheram. Ensinar-lhes sobre a vida, sobre como devem portar-se, sobre o que é certo e errado, sobre o bem e o mal.

Educar os filhos tem sido uma das tarefas mais antigas desempenhadas pelo homem. Afinal, a nossa continuidade como espécie depende, e muito, do que cada um de nós conseguirá repassar aos seus descendentes. Como seria a vida na terra se conseguíssemos ensinar aos filhos a serem bons, justos, valentes, capazes de utilizar a inteligência e os sentimentos que existem dentro deles com mais consciência? Para todo educador, esta é uma de suas tarefas: ensinar a si mesmos e aos demais que podemos ter condutas cada vez mais honrosas.

Que cada um que tem em seus braços uma vida para cuidar e conduzir possa recordar-se de que podemos e devemos ser melhores a cada dia em tudo, e que podemos ensinar isso, desde cedo, aos mais novos.

Não podemos perder de vista que, para sermos educadores, não necessitamos de diplomas ou títulos universitários. Educador é todo aquele que, consciente de sua responsabilidade frente à criança, busca transmitir a ela valores fundamentais para a vida: respeito e gratidão ao Criador, honestidade, responsabilidade, solidariedade, respeito também a si mesmo e ao semelhante.

O verdadeiro educador preocupa-se em ser exemplo, não de perfeição, mas de luta, de dignidade, de honestidade, de esforço para os semelhantes, entre os quais a criança.

 

Marise Alencar integra o corpo docente do Colégio Logosófico de Belo Horizonte.

Para ler outros artigos como este, acesse:

http://www.colegiologosofico.com.br/pedagogia+logosofica/artigos.aspx

Comércio e importação de materiais escolares e de escritório.