Newsletter

Projeto Alimentação Saudável

Rúbia - Taboão da Serra, SP

Conheça o trabalho de Rúbia Vera Galvão Nery, professora educadora do E.M.E.I Professora Zuleika Pereira Leite,
em São Paulo (SP). 

Seus alunos, com idades entre 3 e 4 anos, participaram do Projeto Alimentação Saudável, que teve como objetivo conscientizar sobre o consumo de alimentos saudáveis de forma lúdica e educativa.

Confira o que aconteceu!
Rúbia Vera Galvão Nery é graduada em Letras e Pedagogia e pós-graduada em Educação para Diversidade. Atualmente, é professora de Educação Infantil na E.M.E.I Professora Zuleika Pereira Leite, em São Paulo (SP). Possui um blog (http://encantosdoconto.blogspot.com.br/) onde registra inúmeras leituras, em sua maioria, selecionadas para a educação infantil e, em grande parte, com o tema diversidade.
Rúbia relata como foi a experiência do seu projeto Alimentação Saudável: “Comecei conversando com os alunos sobre a importância de uma boa alimentação e questionando o que é uma boa alimentação. Após inúmeras chamadas, já que todos queriam participar, perguntei quais alimentos eram consumidos no dia a dia, o que eles mais gostam de comer e, a partir daí, fizemos uma lista com estes alimentos”.
'Deixei à disposição dos alunos potes de Mega Massa, cola bastão, tesouras, réguas e lápis [da marca CIS], como ferramenta/suporte para a criação dos alimentos'.





'É um momento rico, criativo, gostoso e eles nem percebem que, enquanto brincam, aprendem'.

'Após a experimentação do material, foram criados inúmeros alimentos'.

O próximo passo foi conversar com os alunos sobre a alimentação da nossa escola, o almoço, o jantar e o lanche. Elaborei dois pratos com estes alimentos, fazendo uma pequena demonstração, mostrando a eles o valor de cada alimento e sua real importância para um crescimento saudável.
A Mega Massa é um produto diferenciado, de fácil manuseio, cores vibrantes, super maleável e, o melhor de tudo, não mancha as mãos. Caso o aluno queira misturar as cores, a massa tem uma aderência incrível! Outro ponto positivo é a possibilidade de se refazer ou reaproveitar a massa. Após secagem, a textura da Mega Massa é aveludada, o que possibilitou um trabalho muito bonito. E um detalhe: ela mantém o tamanho original e é super leve.


Fizemos uma pirâmide alimentar e, durante a montagem, surgiram muitos questionamentos. Eles ficaram muito atentos à explicação de que na base da pirâmide estão os alimentos de maior importância para o nosso organismo e que devem ser ingeridos diariamente

Distribuí diferentes tipos de alimentos impressos em papel para finalizar o projeto com a montagem de um painel que foi feito, primeiramente, com o contorno do corpo de um dos alunos, no qual fixamos inúmeros alimentos, numa demonstração do quanto eles são importantes para um crescimento saudável.
Os Lápis Crystal Jumbo, por serem grandes e de ponta grossa, facilitam, e muito, o trabalho de coordenação motora nesta faixa etária. Muitos ainda não conseguem sequer manusear de forma correta o lápis. Daí, foram impressas algumas atividades para que os alunos, primeiramente, exercitassem a coordenação

A régua flexível foi colocada sobre a mesa para servir de suporte, e eu fiquei surpresa quando um aluno a pegou para medir o tamanho de um desenho, demonstrando curiosidade. Isso nos mostra que a criança precisa ter em mãos uma gama de materiais à sua disposição, despertando interesse e curiosidade, instigando-a


Com as Canetas Hidrocores Jumbo, usamos a técnica do pontilhismo, na qual os alunos foram preenchendo os espaços do desenho com pontinhos, até que ficassem totalmente preenchidos, 'pintados'. As canetas, por terem a ponta grossa, facilitam e promovem um bom rendimento do trabalho

Os lápis de cor, por terem a ponta grossa, não quebram com facilidade, o que, pra nós, facilita, pois quando os alunos descobrem o uso do apontador, parece um momento mágico. Eles ficam observando e encantados com o resultado, e isso faz com que a atividade fique em segundo plano, pois parece ser uma 'delícia' apontar lápis
O mesmo eu diria das borrachas. Quando eles descobrem o efeito 'mágico' que elas têm, se não tivermos controle, a atividade não sai.

Gostei muito de conhecer, manusear e trabalhar com o material que me foi apresentado, e certifico que há qualidade, beleza e muita praticidade nele.
Para finalizar o projeto, fizemos um desenho do contorno do corpo de alguns alunos em papel craft, que serviu como suporte para a montagem e exposição dos desenhos das frutas, legumes e demais alimentos que fazem parte do dia a dia do aluno, na escola, em casa ou onde quer que estejam


O objetivo é fazer com que o aluno perceba, valorize e acrescente, em sua alimentação, alimentos que, muitas vezes, são desconhecidos ou rejeitados por eles.

Comércio e importação de materiais escolares e de escritório.