Newsletter

Poesia no varal

Magna Ferreira - MG

Conheça o trabalho de Magna Ferreira, professora educadora do Centro Educacional Casa Verde, em Belo Horizonte (MG).
Seus alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental desenvolveram o Projeto Poesia no Varal.

Confira essa linda iniciativa de uma educadora apaixonada pelo que faz.
Magna Ferreira é graduada em Pedagogia. Educadora há 28 anos no Centro Educacional Casa Verde, em Belo Horizonte (MG), fundado há 41 anos por Maria das Graças Viana Machado, onde Magna foi uma das primeiras alunas. Ela dá aulas de Língua Portuguesa do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, nos turnos da manhã e tarde, e é apaixonada pelo que faz.
“Com as crianças lidando com tanta tecnologia que oferece diversão e prazer ao toque “dos dedos”, sinto, cada vez mais, a dificuldade de fazer com que leiam com prazer. Então, pensei em começar um resgate pelas quadrinhas (poesias de quatro linhas), que, só pela sonoridade, agrada a todos. Iniciamos uma busca, começando com as mais conhecidas. Os alunos do 3º, 4º e 5º ano sabiam pelo menos uma cada um. Com o 1º e 2º ano, saímos em busca delas em livros, na biblioteca da nossa escola. Juntamos todas e fizemos uma seleção."


Magna relata como foi a idealização e realização do Projeto Poesia no Varal: “Depois de comprar alguns produtos da CiS (apontadores e "canetas Fantasia”, que amo dar de presente para os meus alunos), entrei no site da marca e descobri o Clube do Educador, e, nele, o projeto Educador que Faz a Diferença. Daí, uni a necessidade de oferecer uma leitura prazerosa aos meus alunos à oportunidade que o site oferecia. Nem preciso dizer que a primeira a ficar empolgada fui eu, ao receber, pelo correio, o kit com o material necessário para a realização do projeto.”
“Apresentei a todos o material com o qual trabalharíamos e, só de vê-lo exposto, o projeto já alcançou o interesse que eu esperava. Ficaram encantados com tanta cor e beleza.”
“As crianças manusearam o material com facilidade e prazer.”


“Os lápis são macios e têm cores fortes, as canetinhas também
são fáceis de manusear, com cores fortes e vibrantes.”
“Amaram a régua flexível e descobriram que, com ela, poderiam
fazer até círculos com precisão, enrolando-a.”

“Com o 1º ano, preferi trabalhar com a turminha espalhada pelo chão, na nossa biblioteca, onde tiveram mais espaço para manusear e espalhar o material com confiança e liberdade. As crianças ficaram muuuuito à vontade!”
“Apaixonaram-se pelos apontadores em forma de peixinho e até a descoberta da tampinha do local de armazenamento das arestas [do lápis, ao ser apontado] foi um deleite.”


“Passamos para a parte mais esperada: a representação do desenho com a Mega Massa. Estavam ansiosos esperando por esse momento.”
“Quando puderam manuseá-la foram ao delírio com sua textura e elasticidade. Puxaram, amassaram, esticaram, misturaram... Foi uma alegria só!”

“A Mega Massa é realmente um produto diferenciado de todos os similares que tive a oportunidade de conhecer até hoje. Sem contar sua versatilidade de se renovar com algumas gotinhas de água.”




“Depois do trabalho do projeto finalizado em cada turma, ofereci a oportunidade de manusearem livremente a Mega Massa, o que deixou todos mais encantados ainda, quando descobriram a versatilidade de construir até "esculturas em 3D", como eles disseram.”


“Com o trabalho finalizado, montamos o varal que dá nome ao projeto: Poesia no Varal. E cada turma pôde fazer a apresentação do seu trabalho. Espero que, cada aluno participante, além do prazer de "manusear e criar poesia" com o apoio dos materiais da CiS, tenham tido o prazer de ler e descobri-las. Que isso passe a ser tão simples e rotineiro que possamos ter poesias penduradas em nossos varais e em muitos outros lugares.”

1º ano/ tarde

2º ano/tarde

3º ano/tarde

4º ano/manhã

5º ano/manhã

E, por fim, os alunos da professora Magna sugeriram este presente lindo para o Clube do Educador, para demonstrar o quanto aprovaram a Mega Massa.
Comércio e importação de materiais escolares e de escritório.