Newsletter

Maleta de leitura

Maria Goreti (Luziânia/GO)

Maria Goreti Cardoso é licenciada em Pedagogia Plena, pós-graduada em Orientação e Gestão Educacional, e técnica em Multimeios Didáticos na Educação. Atualmente, é professora de Educação Fundamental na Escola Municipal Carlos Alberto Brandão em Luziânia (GO).
Seus alunos têm entre 6 e 7 anos e o objetivo do seu projeto foi reforçar o gosto pela leitura.

Confira o resultado do projeto “MALETA DA LEITURA” relatado pela Profª Maria Goreti.
Maria Goreti Cardoso é licenciada em Pedagogia Plena, pós-graduada em Orientação e Gestão Educacional, e técnica em Multimeios Didáticos na Educação. Atualmente, é professora de Educação Fundamental na Escola Municipal Carlos Alberto Brandão em Luziânia (GO).

“Quando elaborei meu projeto, estava preocupada em como realizá-lo sem os materiais. Quando alguém compartilhou em meu Facebook o Clube do Educador, não pensei muito, inscrevi meu projeto. Pensem na minha felicidade quando recebi o e-mail dizendo que meu projeto tinha sido aprovado. Quando o material chegou em minha escola, a pessoa mais empolgada era eu. Abri as caixas igual criança abrindo seu presente de Natal.”

“A Maleta da Leitura pode ser abordada como projeto ou como atividade permanente na sala de aula, tratando-se de uma prática extremamente significativa no processo de alfabetização e letramento.
As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e de se expressar.
Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.
Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos, desde cedo, e de sua participação frequente em situações diversas de conto e leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática – e a escola, o principal espaço para isso."

“Esse projeto de leitura foi realizado com os alunos do 1º ano. Nele, a dinâmica acontece da seguinte forma: a criança leva a pasta para casa com alguns livros de histórias, com folhas e lápis de cor. Os pais devem contar para aqueles que não sabem ler e depois cada um deve fazer um desenho da história que mais gostou. Na volta para a escola, a criança escolhe um livro ou aquele que fez o desenho para contar aos coleguinhas.”

“O aluno leu o livro e depois fez um registro em folhas A4, com desenhos criativos, utilizando as coloridas massinhas de modelar da CIS. Depois, os alunos apresentaram para os colegas o livro que leram e o seu registro.”

“Utilizamos a Mega Massa da CiS. As crianças ficaram encantadas com o material, radiantes de alegria em poder manusear uma massinha tão macia e cheirosa."
“Tivemos o momento de formular nossos gráficos e tabelas e foram apresentadas às crianças as calculadoras da CiS. Alvoroço total, os dedinhos passeavam com destreza sobre as teclas das calculadoras.”

“Nós amamos todo o material e o que podemos dizer à CiS é um “muito obrigada”, de todo o nosso coração, por ter feito crianças e professores tão felizes com os materiais maravilhosos que vocês têm!”

Comércio e importação de materiais escolares e de escritório.