Newsletter

O que tem fora da Terra?

Sandra Pires (Florianópolis, SC)

Sandra Regina Pires é professora da Turma da Diversão no Núcleo de Educação Infantil Tapera.
Seus alunos têm entre 5 e 6 anos e aprenderam um pouco sobre os planetas e o universo com o projeto "O QUE TEM FORA DA TERRA?"
Sandra Regina Pires é professora da Turma da Diversão no Núcleo de Educação Infantil Tapera e autora do projeto "O que tem fora da Terra?"

"O que tem fora da Terra?" Foi esta pergunta feita pelas crianças que proporcionou viagens guiadas pelo Sandro Astronauta para conhecermos o que tem fora do Planeta Terra."
"Muitas brincadeiras, vivências e atividades foram feitas. Uma delas, após descobrirmos curiosidades e observarmos com a lupa os planetas do sistema solar, foi criar uma maquete com massinha de modelar."

"As crianças observaram os tamanhos dos planetas, as cores e a disposição dos mesmos em relação ao sol. Observação, localização, ponto de referência, noção de espaço, experimentação de texturas e muito envolvimento, querer fazer, diversão e brincadeiras foram observadas enquanto as maquetes estavam sendo feitas."

"As maquetes foram todas feitas do ponto de vista estético das crianças. Crianças entre 5 e 6 aos de idade, que estão construindo a partir da observação, do experimentar, novas possibilidades de representar suas descobertas."



"Quando as maquetes estavam prontas, as crianças usaram suas lupas para observarem detalhes dos planetas. Compararam tamanhos, cores e falaram sobre as descobertas feitas, ao pesquisarem com o Sandro Astronauta, curiosidades sobre cada planeta."


"MERCÚRIO: é o planeta que fica mais perto do sol e, por isso, é o mais quente. Mas, durante a noite, é muito frio."

"VÊNUS: também é muito quente, porque fica perto do sol. É o mais brilhante."


"MARTE: é vermelho porque as rochas estão cheias de ferro enferrujado. Tem vulcões antigos. Não tem água."


"SATURNO: é uma bola gigante de líquido e gás. Tem 18 luas. Seus anéis são compostos de poeira e de pedaços minúsculos de gelo e rocha."

"URANO: é frio em Urano. Ele tem a cor azulada por causa de um gás que existe em sua superfície, chamado metano."

"NETUNO: há ventos muito velozes. É o planeta mais frio."

"PLUTÃO: considerado como planeta anão. É o mais distante do Sol."

"Viagens de foguete, observações com lupa, vídeos e a maquete nos proporcionaram conhecer o que existe fora da Terra."

"As viagens de foguete feitas com o Sandro Astronauta também proporcionaram descobrir que o sol é o centro do sistema solar e que ele é uma estrela. Ele fica fora da Terra. Fora da Terra também tem estrelas, estrelas cadentes, cometas e luas. Ah! Enquanto viajávamos, cantávamos uma linda canção para deixar nossa viagem ainda mais divertida: Pluft, Plaft, Zum..."

Comércio e importação de materiais escolares e de escritório.