Newsletter

Fantástico Mundo do Circo

Jocasta (Cidreira/RS)

Com o objetivo de estimular seus alunos a conhecerem o mundo do circo, que é muito divertido, Jocasta Soares da Silva, de Cidreira (RS), realizou o projeto "Fantástico Mundo do Circo".

Confira!
Jocasta Soares da Silva é professora do ensino básico na Escola Municipal de Educação Infantil Tio Jorge Calderon. Atualmente, está finalizando sua graduação em História.

“Com as crianças lidando com tanta tecnologia que oferece diversão e prazer ao toque “dos dedos”, sinto, cada vez mais, a dificuldade de fazer com que leiam com prazer. Então, pensei em começar um resgate pelas quadrinhas (poesias de quatro linhas), que, só pela sonoridade, agrada a todos. Iniciamos uma busca, começando com as mais conhecidas. Os alunos do 3º, 4º e 5º ano sabiam pelo menos uma cada um. Com o 1º e 2º ano, saímos em busca delas em livros, na biblioteca da nossa escola. Juntamos todas e fizemos uma seleção."

Jocasta contou que o projeto “O Fantástico Mundo do Circo” teve como objetivo fazer a criança ser criança. “É muito importante ressaltar que criança tem que ser criança e aproveitar ao máximo as descobertas que faz ao seu redor, se redescobrir de diversas formas. É uma maneira de incentivar os pequenos a produzirem e discutirem o que produziram de forma sadia e ampla. Assim, o aluno percebe que é capaz de produzir por si só, e o docente estará presente como uma ponto de ligação, que apoia o aluno e o deixa se expressar. O mundo fantástico do circo mostra a eles diversas possibilidades de conhecer formas, cores, tamanhos, músicas e personagens desse grande espetáculo”, acrescentou a educadora.


"O projeto foi formado por diversas atividades, como: desenho “o que é o circo”, pinturas, brincadeiras de circo (argolas, equilíbrio, etc.), músicas, produção de nariz de palhaço com sucata, rodinha de conversa, apresentações, entre outras atividades."
"Eles adoraram os materiais enviados pela CiS. Quando se trata de novidade, eles gostam bastante..."
Comércio e importação de materiais escolares e de escritório.