Newsletter

Atividade sensorial lúdica

Paula (Curitiba/PR)

Paula G. Kopruszinski é Psicóloga formada na UFPR (Universidade Federal do Paraná). Trabalha com crianças especiais, principalmente do Transtorno do Espectro do Autismo, desde 2011.

Atualmente, trabalha numa clínica de psicologia e como professora de uma turma especial na escola Tistu III, que fica em Curitiba (PR).

“Trabalho com a metodologia DIR/Floortime e também Terapia Assistida por Animais. Estou sempre buscando novas descobertas no meio científico para ajudar meus alunos e pacientes”, explica Paula.

O objetivo do projeto “ATIVIDADE SENSORIAL LÚDICA” é fazer com que as crianças experimentem a atividade de massinha, com intuito sensorial, com uma história baseada nos bichos que eles fizeram.

Conheça o lindo trabalho dessa incrível educadora.
Paula Kopruszinski é psicóloga, formada na UFPR (Universidade Federal do Paraná. Trabalha com crianças especiais, principalmente do Transtorno do Espectro do Autismo, desde 2011. Atualmente, trabalha numa clínica de psicologia e como professora de uma turma especial na escola Tistu III, que fica em Curitiba (PR).

Após a leitura do livro “Os Entalados”, de Solange Ribeiro, com uma pequena alteração na história, para que todos os bichinhos de massinha estivessem dentro da história, cada criança, com auxílio de sua acompanhante terapêutica (pois são crianças do Espectro do Autismo), em sala especial, escolheram um dos bichinhos para fazer.

Os escolhidos foram: vaca, galinha e elefante. Porém, o elefante era bem complexo para o aluno que escolheu. Então, ele o trocou pelo gato, que era mais simples. Com o auxílio das acompanhantes, cada um fez seu bichinho e, depois, deixamos secar até o dia seguinte, para que cada um levasse o seu para casa.

Atividades com massinha sempre são relaxantes para essas crianças. Portanto, a ideia era relacionar uma atividade tranquila com uma história infantil, para que ficasse mais divertido para eles.

Das cinco crianças, quatro são não-verbais, ou seja, não conseguem se expressar a ponto de falar sobre a atividade. A única que fala ainda não se expressa muito bem, mas ela falava os nomes dos animais e ria da atividade. Pelo sorriso e interesse, conseguimos ver que elas gostaram da atividade.


Gostei muito dos produtos, são bem criativos e interessantes. A massinha não gruda na mão tanto quanto outras comuns, e ela secar no dia seguinte. É muito legal, pois o que foi feito não é perdido, e as crianças gostam de levar para casa o trabalho realizado.

Comércio e importação de materiais escolares e de escritório.