Newsletter

Feira Literária

Irene (Ariquemes/RO)

Com o objetivo de explorar temas como as diferenças, a amizade e os animais, além de proporcionar o desenvolvimento da arte com as crianças, a educadora Irene do Amaral, de Ariquemes (RO), desenvolveu uma atividade com o livro "Alfinete, o porco espinho", para o projeto "Feira Literária", da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Pingo de Gente.
Irene do Amaral Soares é educadora em Ariquemes (RO). Cursou Magistério, é licenciada em Letras/Inglês pelo Centro Universitário UniSEB Interativo e pós-graduada em Gestão Escolar e Alfabetização e Letramento pela Faculdade Santo André (FASA). Começou a carreira em 1998 e, atualmente, trabalha na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Pingo de Gente, com a turma do 2º ano.
"O projeto 'Feira Literária' faz parte da grade curricular da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Pingo de Gente. Para a feira de 2014, trabalhei com meus alunos o livro: 'Alfinete, o porco espinho', de Lucília Garcez. Este livro é interessante. Dá para trabalhar temas como diferenças, amizade, animais e também proporciona momentos para desenvolvimento da arte com as crianças.

Após a escolha do livro que iríamos trabalhar, dei início aos trabalhos para a Feira Literária. Apresentei o livro à turma e expliquei que as atividades referentes a ele seriam expostas na feira literária que aconteceria na escola. Em seguida, parti para a roda de leitura, na quadra poliesportiva da escola.

No retorno para a sala de aula, conversei com os alunos sobre a história que tinha acabado de ler para eles e, em seguida, pedi que fizessem a reescrita e a ilustração do livro. Nesta primeira parte da história, falei para os alunos que Alfinete era um animal alegre e cultivava suas amizades.

Falamos novamente sobre o tema e, aproveitando o momento, comentamos sobre animais domésticos e selvagens. Após a socialização, montamos cartazes com os animais pintados pelos alunos."

"Após a montagem dos cartazes, os alunos desenharam os personagens presentes no livro."

“Partimos novamente para a reescrita e a ilustração de mais uma parte do livro. Nesta parte, Alfinete não conseguia controlar os espinhos e isso o afastou de seus amigos. Ele não conseguia se aceitar por isso e estava se distanciando dos amigos.”

"Para representar os espinhos do porco espinho, os alunos montaram seu próprio porquinho, utilizando palitos de dente e bolinhas de isopor pintadas por eles com tinta guache marrom. As crianças amaram essa parte da atividade."

"Na última parte do livro, Alfinete descobriu que seus espinhos eram uma forma de defesa e isso o ajudou a defender seus amigos da onça. As crianças aprenderam que somos diferentes e que nossas diferenças é o que nos fazem especiais."

"Para representar os amigos de Alfinete, as crianças modelaram os personagens do livro à sua maneira.
Elas ficaram encantadas com a Mega Massa. Por ter cores vibrantes e leves, os olhinhos das crianças brilharam quando viram a massa de modelar pela primeira vez. Elas eram acostumadas com outros produtos desse tipo. A massa de modelar da CiS proporcionou momentos agradáveis às crianças."

"Após os alunos fazerem as ilustrações e a reescrita de cada parte do livro, montei com o grampeador o livrinho de cada um deles. O mesmo foi exposto com as demais atividades no dia da Feira Literária na escola."

Atividade desenvolvida durante a sequência didática
Alguns livrinhos prontos


"Com esse projeto trabalhei: linguagem, valores, artes, natureza e sociedade."

"As crianças ficaram maravilhadas com os materiais da CiS. Também fiquei muito honrada em poder utilizar materiais de boa qualidade. Com certeza, o trabalho fica muito excelente com produtos tão bons."


Comércio e importação de materiais escolares e de escritório.