Newsletter

Brincriar

Silvia (Porto Alegre/RS)

A professora Silvia N. Gonçalves desenvolveu com seus alunos o projeto "Brincriar".
Este projeto tem o objetivo de: desenvolver o pensamento lógico-matemático através de jogos de tabuleiro; desenvolver a leitura e a compreensão de regras de jogos; proporcionar atividades lúdicas que desenvolvam a linguagem e o pensamento matemático; discutir questões sobre cultura e identidade dos povos, bem como noções de continentes, países e sua localização no mapa Mundi.
Confira o relato de Silvia sobre o projeto.
Silvia Nilcéia Gonçalves é professora na escola EMEB Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Porto Alegre (RS). Seus alunos estão no 2º e 3º ano.
Silvia é formada em Letras e especialista em Linguagem e Letramento.
"'Todos os jogos do mundo fazem parte do projeto Brincriar, direcionado para a educação integral de crianças do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental.'

Neste projeto, os alunos conhecem jogos de diferentes continentes. Junto com os jogos, que desenvolvem importantes habilidades, trabalhamos noções de espaço, de cultura, além de desenvolver a aquisição da leitura, escrita e o pensamento lógico-matemático.
As crianças ficaram eufóricas usando os lápis de cor CiS! Acharam macio de pintar, adoraram a ideia de ter o apontador na caixa e a oferta de tantas cores. Nesta atividade, os alunos pintaram o Mapa Mundi após terem explorado o globo terrestre."

"Nesta atividade, os alunos completaram uma das fichas com as regras dos jogos trabalhados."

"As réguas colaboraram com a sua tarefa de construir o tabuleiro para o jogo estudado e que seria jogado posteriormente."
"Em outra etapa do projeto Brincriar, trabalhamos com poemas de Dilan Camargo. Com o poema “Meu monstro” fizemos a leitura, a exploração oral e, depois, propomos que cada aluno construísse seu monstro com a massinha de modelar CiS. Foi uma das melhores experiências táteis das crianças, elas adoraram a massinha. Gostaram da textura, das cores e puseram-se a criar seus monstros e experimentar suas possibilidades. Ficaram muito envolvidos na atividade."


Comércio e importação de materiais escolares e de escritório.