Newsletter

Construindo uma Cidade Sustentável

Maria Carmem Ribeiro dos Santos

O projeto "Construindo uma Cidade Sustentável" fez com que os alunos estudassem, aprendessem e vivenciassem os princípios que norteiam a transformação dos grandes centros urbanos por meio da construção de uma cidade sustentável. As atividades foram direcionadas alunos da U.M.E. Mário de Almeida Alcântara, com idades entre 6 e 8 anos.
Maria Carmem Ribeiro dos Santos é formada em Pedagogia, Teologia e Artes Visuais. Por 10 anos foi produtora cultural, atriz e professora de teatro. Hoje, é funcionária pública da prefeitura de Santos e atua como educadora, desenvolvendo projetos de arte e educação na U.M.E. Mário de Almeida Alcântara.


"Este projeto teve início há alguns anos, e a cada ano ele vem sendo aperfeiçoado. Acho importante transmitir esses princípios que norteiam a construção de uma cidade sustentável para meus alunos, como a vida comunitária e a organização das cidades. Além disso, os princípios fundamentais da sustentabilidade também são trabalhados em minhas aulas. Assim iniciamos este projeto, conversando sobre o assunto. Na sequência, assistimos vídeos educativos e começamos a fixar esses conteúdos. Depois, partimos para a ação, que foi desde plantar feijões e fazer uma horta na escola até o preparo de todas as peças que formaram nossa maquete da cidade sustentável."


"Utilizamos desenhos com canetinhas, modelagem com a Mega Massa, trabalhamos com papéis que reaproveitados e materiais de reciclagem, como rolinhos de papel higiênico."





"Os alunos comentaram que não conheciam a Mega Massa e que gostaram muito do colorido dela. Elogiaram as canetinhas também. Gostamos do material e, no final, obtivemos um resultado muito encantador!"

Comércio e importação de materiais escolares e de escritório.