Newsletter

Conhecendo e Recriando as Borboletas

Maria Helena Cruz

Com o objetivo de trabalhar conhecimentos sobre a natureza por meio da pesquisa e da arte, a educadora Maria Helena Cruz, do Espaço Sigma, em Juiz de Fora (MG), desenvolveu o projeto "Conhecendo e Recriando as Borboletas".
Maria Helena Cruz é estudante de Pedagogia na UNOPAR-EAD e atua como arte-educadora no Espaço Sigma (MG). Na prática da complementação pedagógica, busca apresentar os conteúdos do currículo de forma criativa, sempre ligada às artes plásticas ou cênicas. Esta é sua minha primeira experiência no campo da Educação.


O projeto "Conhecendo e Recriando as Borboletas" foi voltado a 15 crianças entre 4 e 10 anos.
"O projeto foi baseado em pesquisas prévias sobre a constituição física da borboleta, seu ciclo de vida e seus hábitos. Também foram utilizados textos literários como "A Primavera da Lagarta", de Ruth Rocha. As crianças observaram fotografias e vídeos para fazer a representação artística e suas considerações posteriores. Depois, obtiveram conhecimentos teóricos sobre o assunto abordado. O projeto foi elaborado por três grupos de cinco integrantes, que fizeram cartazes com informações variadas. Para concluir, elas produziram uma maquete com materiais variados, como Mega Massa, EVA, papelão e feltro."

"As crianças, com certeza, aprovaram todos os itens!"
"A Cola Bastão CiS tem boa adesividade."


"Quanto às canetinhas Super CiS, todos aprovaram suas cores intensas. Os menores gostaram ainda mais por serem mais grossas e mais fáceis de manusear. São ótimas para se trabalhar. Fácil de lavar em caso de acidentes com os uniformes.
Foi um alvoroço quando perceberam a tonalidade metálica dos Lápis de Escrever nº2. Aprovaram a o grafite com escrita suave deles, tanto que todos quiseram um de souvenir.
s borrachas são macias, não sujas nem enrugam o papel. Aprovadas!"

"Todos se encantaram com a textura e a leveza únicas da Mega Massa. O deslumbramento foi ainda maior quando perceberam que as peças secas apresentavam a mesma textura e peso do EVA com o qual estavam acostumados a trabalhar."

"As crianças maiores viram as crianças menores usando os Lápis de Cor Color, usaram e gostaram das tonalidades também. Só elogios!"

"As Tesouras CiS foram aprovadas por todas as crianças."





"Assim como as crianças, aprovei todos os itens!"

Comércio e importação de materiais escolares e de escritório.