Newsletter

Artes com Origamis para Pessoas com Deficiência

Jaqueline de Jesus Carvalho

Com o objetivo de desenvolver as habilidades motoras, a concentração, a atenção e a criatividade através do origami, a educadora Jaqueline de Jesus Carvalho, da Escola Manoelito Carvalho (APAE/Aracaju), desenvolveu o projeto "Artes com Origamis para Pessoas com Deficiência".
Jaqueline de Jesus Carvalho é coordenadora da APAE/Aracaju, graduada em Pedagogia, pós-graduada em Didática do Ensino Superior e especialista em Educação Inclusiva. Cursa pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado. Atua na educação infantil desde 1996.

O projeto "Artes com Origamis para Pessoas com Deficiência" foi voltado aos 25 alunos com deficiência intelectual da Escola Manoelito Carvalho (APAE/Aracaju), com idades entre 17 e 40 anos.
O objetivo era desenvolver as habilidades motoras, a concentração, a atenção e a criatividade dos indivíduos através do origami.
As etapas para o desenvolvimento do projeto foram: contar a história do origami, manusear os materiais CiS recebidos, ensinar a dobrar o papel e construir imagens através das dobraduras.
"O projeto foi desenvolvido no pátio da APAE/Aracaju, onde 25 alunos com deficiência intelectual sentaram à mesa com os materiais doados pela CiS e aprenderam a fazer origamis."

"Iniciei o projeto contando a história do origami. Logo depois, distribuí o material necessário para fazer a atividade da dobradura. O origami principal desse projeto foi o da “casa”, e pudemos perceber que pessoas com deficiência são totalmente capazes de praticar essa arte."
"Os materiais de apoio pedagógico foram bem aceitos pelos alunos e utilizados com bastante eficiência, porque são recursos de qualidade e durabilidade."

"Os materiais da CiS são muito atrativos e de boa qualidade. Os alunos ficaram encantados e usaram nas atividades dos origamis. Pudemos perceber que os aprendizes estavam concentrados, envolvidos na realização da dobradura e no manuseio dos materiais de apoio pedagógico."





"O projeto correspondeu às necessidades e os objetivos almejados foram atingidos pelos alunos. Não houve nenhuma dificuldade na execução. Todos realizaram as atividades de forma satisfatória."
"Graças à CiS, a realização do projeto foi um sucesso. Só temos que agradecer à marca pela iniciativa e por nos apoiar nessa ação pedagógica."

Comércio e importação de materiais escolares e de escritório.