Newsletter

Valores Humanos e Bullying em Massa

Valéria Cristina Silva Reis

O projeto "Valores Humanos e Bullying em Massa" foi direcionado a 28 crianças entre 9 e 10 anos. Teve como objetivo conscientizar os alunos sobre a necessidade do respeito mútuo através do reconhecimento e da aplicação dos direitos e deveres de cada um, formando valores éticos e morais para o exercício da cidadania.
Valéria Cristina Silva Reis é formada em Magistério com licenciatura em Geografia, pós-graduada em Psicopedagogia e especializada em Design Gráfico. Atua como professora do Ensino Fundamental I (4º ano) na EMEF Capitão Chico Ribeiro, em Igarapava (SP).

"Os alunos ficaram entusiasmados com o material. São crianças muito carentes e muitos nunca tiveram canetinhas nem régua maleável. Expliquei sobre a CiS e disse-lhes que todos ficariam com o material, mas que era preciso desenvolver e viver o projeto. Relatei a eles o passo a passo do projeto e todos ficaram muito empolgados. Um aluno disse: "nossa, tia, que empresa legal!".
Todos os materiais foram muito bem aproveitados. Eles são de excelente qualidade e atenderam à proposta do projeto. Os alunos aprovaram as canetinhas, por terem a ponta mais grossa e as cores bem vivas. As tesouras têm um ótimo corte e atenderam bem às expectativas das atividades. O entusiasmo maior foi quanto à Mega Massa, por sua maciez e cores diferenciadas. Ficaram encantados com as tonalidades e agradecidos pela oportunidade de voltarem a manusear massinhas no 4º ano. Os materiais são de boa durabilidade e eficiência. Foram totalmente aprovados!
As crianças se envolveram bastante e o material foi entregue a elas após o uso no projeto. Durante a apresentação do filme na escola todos os professores perguntaram sobre a CiS e sobre o projeto. Acredito que só houve pontos positivos. Estou muito orgulhosa por participar dessa ação e divulgar o que fizemos em sala de aula. Parabéns à CiS pela iniciativa!"

"Iniciei com a leitura do texto que escrevi para o livro, com o tema: valores humanos e bullying. Depois, pedi a um aluno, que desenha muito bem e que tem bastante problema de indisciplina, para fazer os desenhos que os colegas iriam colorir. Apresentei o material da CiS e entreguei a eles para que dessem sequência no livro."


"Com a Mega Massa, trabalhamos o alfabeto (na sala, há alguns alunos em fase de alfabetização), sílabas, palavras e frases. Alguns cartazes foram feitos com a própria massinha depois de seca. Utilizei os desenhos e o material recebido para fazer um filme em stop motion. Foram 850 fotos para conseguir um vídeo de sete minutos. Os alunos fizeram um fundo para as fotos, diferente do livro. Usaram desenhos e recortes de revistas. Os personagens foram os mesmos do livro. Usamos um tripé para tirar as fotos e os alunos davam movimento a cada foto tirada. Depois de pronto, quando assistiram ao filme, a parte que mais gostaram foram a dos materiais se movendo. Com a ajuda da professora de informática, convertemos o filme para DVD e o filme foi exibido em todas as salas. O livro será impresso em papel de foto, um para cada sala de aula, para que os professores possam trabalhar o tema. Depois, ele ficará disponível na biblioteca da escola. Registrarei o livro na Biblioteca Nacional e, futuramente, pretendo publicá-lo. Todos realizaram as atividades e isso foi muito satisfatório."-









Comércio e importação de materiais escolares e de escritório.