Newsletter

Eu Quero Saber...

Fernanda (Parobé/RS)

Com o objetivo de incentivar a curiosidade dos alunos, enriquecendo o seu conhecimento e proporcionando momentos de muitas descobertas, a educadora Fernanda Souza desenvolveu o projeto "Eu Quero Saber..." com as crianças da EMEI Mundo Colorido, em Parobé/RS.
Graduada em Pedagogia e especializada em Psicopedagogia, a educadora Fernanda Souza trabalha há 8 anos como professora alfabetizadora. Há 1 ano, começou a atuar como professora da Educação Infantil, lecionando com a turma de Maternal II. "Amo minha profissão e, a cada projeto realizado, sinto uma imensa satisfação profissional."
"Ao assistirmos ao episódio 'O amarelo que ficou verde' do desenho 'O Show da Luna', as crianças demonstraram muita curiosidade em conhecer o Sol. Surgiram questionamentos sobre como chegamos até ele e porque as vezes não aparece."

O projeto foi desenvolvido com 18 alunos com idades entre 3 e 4 anos.
Depois dos questionamentos, a professora contou a história "O Sol Que Não Conseguia Dormir" e convidou os alunos a encenarem o conto para as outras turmas da escola.
Para a peça, os alunos confeccionaram suas próprias máscaras: recortaram, coloriram e fizeram colagens para criar os personagens do conto (o sol, a lua, a nuvem, o vento, a estrela e as ovelhas).


Em outro momento, a professora e os alunos desenharam juntos um Planeta Terra gigante, representando o que pode ser visto durante o dia e durante a noite.
Então, para complementar os estudos, fizeram uma saida de campo para conhecer o Planétario em Porto Alegre. Lá, os alunos aprenderam que existem outros planetas no Espaço. Também viram que nosso sistema planetário se chama Solar porque todos os planetas giram em torno do Sol.
Voltando à sala de aula, a professora pediu que pesquisassem se era possível ir à Lua. Quando os alunos perceberam que era possível com a ajuda de um foguete, todos confeccionaram juntos uma nave espacial com sucata.



Utilizando um casco velho de máquina de lavar roupa, papelão, canetinhas e a criatividade de todos, foi possível que os alunos construíssem um foguete em que pudessem subir, tirar foto e "viajar".
Para sair em viagem interplanetária com os alunos, todos confeccionaram o Sistema Solar com a Mega Massa.
Foram feitos vários pequenos foguetes, um para cada aluno, em que as iniciais de todos foram colocadas nas respectivas janelas para indicar qual foguete era de quem.



"As crianças se divertiram muito e aprenderam tudo de modo lúdico e muito criativo."
"Foi muito gratificante ver o conhecimento que eles adquiriram aflorando com este projeto."
Para Fernanda, um Educador Que Faz a Diferença é aquele que ama a sua profissão, que se importa com cada aluno e com carinho e atenção, ensinando-os bons caminhos para a vida






Comércio e importação de materiais escolares e de escritório.