Newsletter

Alfabetizando com Cantigas de Roda e Parlendas

Susana (Canoas/RS)

A educadora Susana, da EMEF Paulo Freire em Canoas/RS, desenvolveu um projeto que, além de ensinar alfabetização aos alunos, também resgatou o folclore popular no cotidiano. Ensinamentos regados com imaginação, criatividade e muita reflexão!
A professora Susana é mestrada em Educação, pós-graduada em Psicopedagogia e em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
É concursada pela cidade de Canoas/RS, onde leciona com Bloco de Alfabetização. Já fez parte do corpo docente de escolas particulares da mesma cidade (variando entre os 1º e 4º anos do ensino fundamental) e em turmas de alfabetização de EJA.



Para o projeto, foram usadas Cantigas de Roda e Parlendas Brasileiras.
O projeto teve 27 alunos participantes com idades entre 6 e 7 anos.
Teve "Cai-Cai, Balão", "O Cravo brigou com a Rosa", "A Canoa Virou", "Borboletinha", "Alecrim, Alecrim Dourado" e mais 6 outras cantigas e parlendas infantis clássicas.


"Os alunos adoraram os produtos, usaram e cuidaram deles. A comunidade é muito carente, os alunos recebem o material escolar completo do município no início do ano e a escola, na medida do possível, vai repondo o que é gasto ou perdido. Os materiais vieram em boa hora, foram muito bem usados. A proposta foi bem desenvolvida!"
Como aliado ao registro escrito, as crianças também fizeram atividades lúdicas, como desenhos, dobraduras e releituras de obras de arte.
"Os produtos são maravilhosos, os canetões bem duráveis, as tesouras resistentes. Os lápis não quebravam tanto e as borrachas com ótima qualidade. Os lápis de cor fizeram um sucesso por serem grandes."








Comércio e importação de materiais escolares e de escritório.