Newsletter

A Cada Conto Uma Descoberta 

Gianny Fogaça (Tramandaí/RS)

Para despertar nos alunos o prazer e o gosto pela leitura, familiarizando-as com letras, números e livros, a educadora Gianny desenvolveu o projeto A Cada Conto Uma Descoberta com 20 crianças de 4 a 5 anos na EMEI Amor Perfeito, em Tramandaí, RS.

A educadora Gianny Detanico Fogaça é graduada em Pedagogia, pós-graduada em Orientação Educacional e está cursando pós-graduação em Educação Infantil.

É concursada em dois municípios (Tramandaí e Osório, ambos no Rio Grande do Sul).


O Projeto foi desenvolvido com ênfase nas obras artísticas de Tarsila do Amaral. A princípio, os alunos fizeram uma análise das obras da artista, sua vida e seus temas preferidos, em especial o tema "paisagens". Foi destacado o uso da perspectiva, surrealismo e as cores intensas nas obras.


Os alunos trabalharam com as letras dos próprios nomes para que começassem a se familiar com elas e identificá-las.


Com a Mega Massa, os alunos transformaram as letras em modelos 3D, que facilitam na identificação e na fixação de cada uma.

Diversos trabalhos foram feitos a partir de histórias conhecidas no universo infantil. Ao fim do projeto, os mais queridos pelas crianças foram a confecção do livro Peter Pan e as atividades com os contos O Elefante Elmer e Alfabeto, um Bichinho Diferente, a parlenda Um, Dois, Feijão Com Arroz e a poesia Borboletas.

O conto Elefante Elmer foi um dos trabalhados em sala, em que os alunos se divertindo criando o personagem para exposição.

A partir da poesia Borboletas, as crianças criaram borboletas próprias com garrafas decoradas.



Comércio e importação de materiais escolares e de escritório.